14 Motivos para você se tornar um Organizador de Eventos

Você sabia que o setor de eventos, mesmo afetado, ainda cresce apesar da crise?


Pense bem, as pessoas estão sempre buscando experiências, entretenimento e capacitação, certo?
Então o show não pode parar!
O setor de eventos, segundo a ABEOC:
  • Movimentou  cerca de 209 bilhões na economia brasileira
  • Cresce cerca de 14% ao ano
  • Gerou 7,5 milhões de empregos (só em 2013)
  • É responsável por cerca de 4,3% do PIB do Brasil
Nada mal não é mesmo?
Você já sentiu isso?
A sensação de que apesar de hoje a internet nos fornecer acesso a tudo e em qualquer lugar que quisermos, as vezes nos afastam um pouco do contato humano e dos benefícios de interações que só são possíveis “ao vivo”?
Apesar de todas as dificuldades de realização, os eventos não são só exclusivos necessariamente para quem trabalha no setor. Seja você um empreendedor digital, um médico, advogado, engenheiro…enfim qualquer área ou setor, juntar pessoas e criar momentos de interações pessoais e “ao vivo” só terão benéficos tanto para o seu negócio, trabalho e até mesmo a sua saúde!
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre os benefícios e os 14 motivos de porque você e qualquer pessoa podem e devem organizar eventos.

1- Conhecer pessoas

Ir em um evento sempre traz bons networks, amizades e novos relacionamentos certo?
Mas muitas vezes, mesmo pegando o cartão daquele contato novo e possível parceiro de negócios, são tantos cartões e pedidos de amizade novos no Facebook e Linkedin que as vezes perdemos esse link e dispersamos.
Mas quando é você que organiza o evento as pessoas reconhecem você como aquele que criou essa oportunidade, existe aquele sentimento de reciprocidade e afinidade (que são ótimos gatilhos mentais) para aproximação com as pessoas, onde elas criam um sentimento mais próximo com você e você pode se tornar uma referência para elas.

2- Se posicionar no seu mercado

Uma modalidade de eventos que vem crescendo cada vez mais são os Meetups, onde a startup Meetup vem sendo uma das grandes evangelizadoras.
Os Meetups são geralmente eventos curtos onde os participantes se encontram para discutir sobre temas específicos de algum setor, desde assuntos como cerveja até empreendedorismo e inovação.
Eles estão se tornando cada vez mais um movimento pela pegada mais colaborativa, onde os participantes compartilham experiências de suas áreas ou empresas, inovações e melhores práticas (ou apenas conversar sobre esse assunto que amam).
Os Meetups são ótimas ferramentas de marketing, pois você como organizador cria muito valor para um grupo segmentado de pessoas e pode começar um movimento e ser um dos protagonistas do seu setor.
É como diria o Érico Rocha :
Sozinho você pode ir mais rápido, mas acompanhado você vai muito mais longe.

3- Marketing pessoal

Vamos concordar, ser o organizador de um evento é bem “cool” certo?
Você proporcionou para várias pessoas momentos memoráveis e possivelmente oportunidades que podem ter sido o ponto de virada da carreira de alguém, isso realmente é muito gratificante e não tem preço!
Fora isso, o planejamento e execução de um evento não são nada fáceis e a maioria das pessoas sabe disso.
É preciso um conjunto de habilidades técnicas e interpessoais para fazer um evento de sucesso, e ao fazer, isso melhora sua imagem profissional.

4- Conectar pessoas

Ser apresentado para pessoas novas é sempre muito bom, mas e ser aquele que apresenta pessoas que eram desconhecidas?
Ser um conector de pessoas tem o melhor dos dois lados para o seu networking:
  • Você é lembrado como alguém que conhece e tem pessoas interessantes no seu ciclo de amizade;
  • Você é lembrado como alguém que cria oportunidades;
  • Você é lembrado quando alguém precisa de alguma indicação para algum produto ou serviço;
  • Você é lembrado.
Conecte pessoas e cuide bem dos seus relacionamentos!

5- Fazer parcerias

Um evento pode ser uma vitrine para atrair possíveis parceiros que ainda não tiveram contato com o seu negócio ou trabalho.
É aquela amostra grátis, aquele gostinho, aquele teste drive que você oferece para matar objeções sobre o seu produto ou serviço – os eventos são uma das melhores armas pra isso!
Além disso, os eventos validam interesse por você, pelo seu produto ou serviço, e seus possíveis parceiros ao perceberem isso estão mais propensos a procurar você.
Isso vale tanto para o mundo online quanto para o mundo offline.
Quando você atrai audiência, você atrai parceiros.

6- Receber pessoas

Quando você é recebido por familiares e amigos no aeroporto é muito melhor do que chegar sozinho, sem ninguém te esperando e ter que carregar toda aquela bagagem sozinho…
Acreditamos que todos os tipos e tamanhos de eventos tem a sua função e seus momentos certos, receber bem pessoas, sejam elas amigos, familiares, alguém da sua empresa ou algum parceiro sempre vai aumentar e fortalecer seus laços com essa pessoa.
Seja um bom anfitrião!
Dica: Se você quer praticar ser um bom anfitrião e ainda ganhar dinheiro com isso, considere alugar um cômodo da sua casa no Airbnb.

7- Setor que só cresce

O setor de eventos, apesar da crise, ainda é um setor em crescimento.
Mesmo com um recessão econômica, entretenimento , edução, informação, networking e relacionamentos, além de te alavancarem profissionalmente, satisfazem uma das necessidades básicas do ser humano:
Relacionamento.

8- Ajudar uma causa

As chances são que na sua cidade existem milhares de pessoas desabrigadas, que passam fome e frio, os hospitais estão lotados, pessoas sem remédios, prédios históricos abandonados, ruas com buracos, saneamento básico de má qualidade… a lista é longa!
Os eventos já foram usados desde a antiguidade no mundo todo para reunir recursos para fazer mudanças que nossas cidades tanto precisam e o governo na da conta.
Fica aqui o desafio, seja protagonista de uma mudança por menor que seja, no seu bairro ou mesmo na sua rua, junte pessoas e recursos e faça a diferença!

9- Promover seu produto ou serviço

Você é dentista? Porque não promover um evento onde você ensina como escovar e cuidar bem dos dentes?
Você é advogado? Porque não promover um evento para estudantes de direito de uma faculdade local, mostrando o dia a dia de um escritório de advocacia?
Você é empreendedor digital? Porque não promover um Webnário com dicas e técnicas úteis e mostrar sua solução?
Um evento pode entreter e informar e ao mesmo tempo promover, onde a venda do seu produto fica bem mais leve, conceito esse que vem do inbound marketing, onde você dá valor e conteúdo antes de pedir algo.
Uma verdadeira relação ganha-ganha.

10- Ajudar a crescer seu mercado

Você sente que o seu mercado não está crescendo como você gostaria?
Onde os players estão brigando por preço? Onde não existe colaboração?
Em muitos mercados, infelizmente as pessoas ainda enxergam o concorrente apenas como um inimigo, alguém que tem que ser derrotado e passado pra trás… mas não precisa ser assim.
A culpa não é sua, não somo ensinados e as escolas e faculdades não fomentam colaboração, apenas competição.
Mas eis aqui um segredo:
O seu maior competidor pode ser o seu maior parceiro
Como assim? Porque ao invés de você brigar sempre por uma fatia maior da pizza, você não se junta com seu competidor para crescer o tamanho total da pizza (seu mercado) aumentado assim sua fatia e a de todos?
Os eventos são excelentes ferramentas para se aproximar de seus competidores e possíveis parceiros, seja aquele que cria essa oportunidade, aumente o tamanho da pizza!

11- Ensinar e educar

Talvez você ainda não tenha percebido, mas o Marketing MUDOU.
Isso mesmo, o marketing não se trata mais de empurrar e vender a qualquer custo para as pessoas, o novo marketing educa e ensina, tornando a venda muito mais tranquila e prazerosa e qualificando pessoas.
Uma das melhores maneiras de se fazer o marketing de relacionamento é com eventos, onde além de educar e ensinar, você tem uma relação mais próxima com as pessoas e elas participam mais.
E porque não você ser esse organizador desses eventos?

12- Desenvolver soluções e novas ideias

Como diria um velho ditado:
Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas.
Qual foi a última vez que você reuniu um grupo para fazer um brainstorm para novas ideias?
Invista pelo menos 1h hora da semana para organizar um brainstorm e veja seu faturamento crescer exponencialmente.
Não espere ninguém, tome a iniciativa e organize esse evento você mesmo.

13- Comemorar e entreter

É muito comum hoje o conceito de ser um Workaholic, ou seja, aquela pessoa que é viciada e vive para o seu trabalho.
Porém, para a sua saúde e das pessoas que trabalham e convivem com você, tire um tempo para um happy hour, as chances são que você tem um fornecedor bem perto de você, porque não gastar esses R$20 reais que estão no seu bolso para promover um momento de descontração e levar bebidas ou algo para comerem?
Sua equipe está desanimada? Porque não organizar uma noite de karaokê, videogames ou levar todos para um show? Porque não entrega prêmios ao vivo para aquele funcionário ou parceiro que fez um bom trabalho?
Quando você se torna o organizador do evento as pessoas te procuram para saber “qual é a boa de hoje”, acredite, isso só vai fazer bem para sua saúde e das pessoas do seu ciclo de relacionamentos.
Generosidade faz bem, para os negócios e para a saúde.

14- Descansar e se divertir

Uma das melhores maneiras de descansar não é deitado no sofá assistindo aquele filme que já começou pela metade.
Uma das melhores maneiras é juntando pessoas e se divertindo.
Uma das melhores maneiras é rindo.
Porque não fazer uma festa, mesmo que não seja aniversário de ninguém ou data comemorativa?
Você não tem ideia o que momentos despretensiosos de diversão podem te proporcionar e para outras pessoas do seu relacionamento, que vão ficar agradecidas pois realmente estavam precisando disso.
Cibele Menezes 💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖

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