TIPOLOGIA DE EVENTOS DETALHADA.


 De acordo com suas características e peculiaridades, os eventos podem ser classificados em diversos tipos. 

Congresso:É uma programação centrada em determinada área de conhecimento. Um congresso de medicina, por exemplo, com o objetivo de atualização, divulgação ou transferência de conhecimentos e técnicas.
O congresso é geralmente promovido por instituições que representam profissionais das áreas técnico-científicas e culturais. Caracteriza-se como evento de grande porte e periodicidade variável, que engloba, inclusive, atividades sociais para os participantes.
No desenvolvimento do congresso são utilizados vários recursos e procedimentos metodológicos como comissões de estudo, painéis de debates, palestras, conferências, cursos, mesas-redondas, etc. Esses recursos e procedimentos podem ser combinados ou usados isoladamente, de acordo com o que foi planejado entre o organizador e os promotores.

 Seminário:O seminário tem como objetivo a transmissão, atualização, debate, divulgação ou transferência de conhecimentos e técnicas centrados num tema básico, que pode ser desdobrado em subtemas.
A exposição é feita por uma ou mais pessoas com a presença de um coordenador. O assunto exposto é do conhecimento da plateia, que participa em forma de grupos. Geralmente divide-se em três fases: exposição, discussão e conclusão. Os custos do seminário são cobertos pelas inscrições, apoio, patrocínios e troca de serviços. 

Simpósio:O simpósio é o método pelo qual duas ou mais pessoas, versadas em determinado ramo do conhecimento, sob a direção de um coordenador, expõem um tema de sua especialidade, cada qual apresentando uma parte deste ou focalizando-o de pontos de vista diferentes, com a participação do auditório, no final da sessão, por meio de perguntas aos expositores.
Evento destinado à divulgação de experiências, pesquisas ou inovações tecnológicas em determinada área profissional, para intercâmbio de informações.
O simpósio caracteriza-se como evento prático e simples, de pequeno porte e curta duração, dirigido a público especializado e diretamente interessado no assunto. É promovido tanto por entidades técnico-científicas, como por empresas com fins comerciais. Seus custos são normalmente pagos pelo promotor, através das verbas destinadas ao marketing do produto.
Conferência:É a exposição de um assunto de amplo conhecimento do conferencista, que geralmente é uma pessoa reconhecidamente competente. Após a explanação, a palavra poderá ser dada à plateia para questionamento; porém, quando a conferência é realizada na abertura de um evento maior, é aconselhável não abrir espaço para perguntas, pois a ordem do dia poderá ficar comprometida.
Evento que tem por objetivo o aprofundamento de um tema específico. Tem curta duração ou em sessão geral única.


Palestra: É a exposição de um assunto para uma plateia relativamente pequena. O assunto é geralmente de natureza educativa e os ouvintes já possuem algum conhecimento sobre o que será exposto. Após a apresentação deverá ser aberta para questionamentos. 

Mesa-redonda: Consiste em uma reunião de especialistas que sustentam posições divergentes e mesmo opostas a respeito de um tema. Propõem eles expor os seus pontos de vistas, diante de um auditório, sem finalidades polêmicas, mas apenas para apresentar suas posições e  fornecer esclarecimentos. Os expositores ficam sob a coordenação de um moderador, com tempo limitado para a exposição e posterior debate. A plateia pode encaminhar perguntas à mesa.

Fórum: Programação promovida por grupos representativos da comunidade, destinada à reflexão sobre assunto de interesse coletivo, de determinada classe ou categoria profissional. Este evento caracteriza-se pela discussão e debate. A plateia participa com questionamentos. Ao final, o coordenador da mesa colhe as opiniões e apresenta uma conclusão representando a opinião da maioria. Poderá ter a duração de um ou mais dias.

Jornada:Programação destinada à reunião de âmbito regional, de profissionais de determinada área de conhecimento, visando ao tratamento prático de determinado assunto, mediante a utilização de técnicas de dramatização, expressão corporal, demonstração, simulação de casos, entre outros. Pode ter duração de mais de dois dias.

Mostra: É uma exposição pequena, circulante e visa somente divulgar. É a única forma de expor que circula, isto é, pode ser vista em vários locais, com a mesma forma e conteúdo.

Debate:É a discussão entre duas pessoas que definem pontos de vista diferentes sobre um tema. É possível realizar debates com mais de dois participantes, porém a oportunidade da palavra fica reduzida. A plateia só poderá participar com aplausos e protestos moderados.

 Feira A feira é uma iniciativa de uma ou várias empresas que se associam para divulgar e promover seus produtos, técnicas e serviços, visando à comercialização. A finalidade principal da feira é, em última instância, a conquista de mercado, isto é, o aumento da demanda pelos produtos em exposição.
Na montagem da feira as mercadorias são arrumadas e preparadas de forma a permitir que sejam examinadas, tocadas, ou degustadas pelos visitantes. Esse contato direto do público com os produtos estimula a concretização de negócios, fazendo com que a feira funcione como eficiente recurso de marketing dos produtos.
A feira somente deve ser promovida por setores com seus processos de produção já estruturados e, portanto, em condições de absorver os resultados positivos que serão gerados. É um evento de grande porte, aberto ao público em geral, de periodicidade comumente anual ou bienal. Seu tempo de duração é estimado entre dois e 15 dias.
Há uma vasta documentação que regulamenta a promoção de feiras e informa sobre exigências oficiais, registros necessários, providências diversas, condições de exportação dos produtos apresentados e outras.
De acordo com o tipo dos produtos expostos, as feiras classificam-se em: 
a) feiras verticais ou setoriais – apresentam apenas uma categoria de mercadoria, de tecnologia ou de serviço. Procuram mostrar todas as fases de produção do setor, o que favorece uma imagem de integração vertical dos subsetores que participam do processo; 
b) feiras horizontais – apresentam produtos de diversas categorias, tecnologias e serviços. Preocupam-se, principalmente, com a última geração do produto para a venda. 
Os custos com a montagem e manutenção das feiras são sempre muito altos. Muitas empresas se interessem em apoiá-las e patrociná-las porque os altos custos de organização representam, na verdade, um investimento mínimo, se considerarmos que a feira atinge, em curto espaço de tempo, vasta clientela, proveniente das mais diversas localidades. Considerando-se que o número de visitantes tende a aumentar a cada realização de uma feira, este tipo de evento apresenta também vantagens a longo prazo para os promotores.

 Exposição Evento que promove, divulga e informa sobre produtos, técnicas e serviços de uma ou várias áreas de atividades, colocando-se à disposição do público visitante. Difere da feira por ser um evento de menor porte e ter caráter mais informativo.

Salão: É um evento destinado a promover, divulgar e informar sobre produtos, visando criar, entre os consumidores, uma imagem positiva da instituição promotora. Não possui finalidades comerciais imediatas. Seu objetivo principal é a promoção institucional.

Workshop: São encontros onde há uma parte expositiva seguida de demonstrações do objeto (produto) que gerou o evento. Poderá fazer parte de um evento de maior amplitude.
Oficina: É semelhante ao workshop, sendo que a oficina é mais utilizada na área educacional e o workshop na área comercial/empresarial. Poderá, também, fazer parte de eventos de maior porte.

Lançamento de um produto: Poderá tanto ser realizado na própria organização, acompanhado de um café da manhã, como, dependendo do impacto que se quer dar e a verba de que se dispõe, ser feito em locais externos, previamente contratados. A decoração do ambiente segue o tipo de produto, e o cardápio do que será servido dependerá do público convidado. Se o produto a ser lançado é uma peça única, deverá ser coberto com um tecido (com as cores nacionais ou da organização) e ser descoberto após a apresentação pela pessoa designada para tal.

 Encontros de conveniência: Consistem em um anfitrião reunir pessoas para um momento de descontração, integração ou até mesmo negócios, no qual um serviço de buffet atende de acordo com o tipo de encontro.
a) coquetel – é um encontro no qual as pessoas circulam, sendo servidas por garçons ou servindo-se de uma mesa estrategicamente colocada;
b) almoço – pode ser realizado por ocasião de comemorações, homenagens, programa de visitas, etc.; 
c) jantar – é realizado pelos mesmos motivos que o almoço e nos mesmos locais. Os cuidados em relação ao cardápio também devem ser tomados pelos organizadores;
d) banquete – é um encontro suntuoso e solene com considerável número de pessoas;
e) brunch – é oferecido em substituição ao café da manhã e almoço, no meio do dia. É composto de café, leite, chá, chocolate, sucos diversos, vinho branco e até champanhe, frios, frutas, omeletes, panquecas, tortas doces e salgadas, canapés e carnes brancas.

Cibele Menezes
Acesse:mundodoseventoscibelemenezes.blogspot.com

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