Os primeiros eventos da História

Se considerarmos o temo evento como é discutido atualmente, podemos afirmar que os primeiros foram os Jogos Olímpicos da Era Antiga, realizados pela primeira vez em776 a.C., em Olímpia – Grécia. Eles consistiam em um evento de caráter religioso, realizado de quatro em quatro anos, com tal dimensão, que suspendia até os combates bélicos ocorridos naquela época. Os Jogos Olímpicos tiveram sucesso durante mil anos e foram suspensos no final do século XVIII, retornando em 1896, por meio do Barão de Coubertin, tendo Atenas como sede do que foi a primeira versão dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
                Atualmente, as Olimpíadas representam grande fonte de lucro para os países que as promovem, pois contribuem para o crescimento do turismo e, consequentemente, para o investimento em transporte, hotelaria e setores de prestação de serviços (a exemplo de comunicação, segurança, setor médico-hospitalar, dentre outros).
                As Festas Santuárias, evento semelhante ao carnaval atual, tiveram origem na Antiguidade, em500 a.C., e objetivavam não só o lazer como também representações de anseios, esperanças e folclore das regiões.
                O primeiro evento de caráter informativo aconteceu em377 a.C, em Corinto, e foi denominado de Congresso, embora apresentasse características de Assembleia. Em56 a.C. foi registrado o último evento da Antiguidade, a Conferência de Luca, também com características de Assembleia (no conceito atual).
A Antiguidade contribuiu de forma muito importante para o desenvolvimento de eventos como os que conhecemos atualmente, pois aquele período foi responsável pela difusão do espírito de hospitalidade, organização, da necessidade de infraestrutura, logística e de segurança nas estradas. Com o declínio da Era Antiga e o surgimento da Idade Média, o setor de eventos não é visto como relevante; apenas dois tipos de eventos eram realizados de forma concisa: os de caráter religioso (concílios e representações teatrais) e os de caráter comercial (feiras).
A insegurança nas cidades e estradas não atingiam o público desses dois tipos de eventos, pois eles eram basicamente constituídos por membros do clero, considerados autoridades máximas, e, por isso, livres de atentados; e os mercadores, que pagavam tributos ao clero para garantir a sua segurança.
Por:Cibele Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOLOGIA DE EVENTOS DETALHADA.

ROTEIRO DE CERIMONIAL DE ABERTURA DE AULA INAUGURAL