Proposta de eventos a cliente
Após pensar em como comportar-se numa apresentação, como persuadirmos o cliente de forma que ele possa perceber todas as qualidades da proposta de evento, não podemos deixar de evidenciar a importância de um bom recurso audiovisual para apresentação. Assim, como o recurso de slide (entenda-se, aqui, slide como lâmina do Microsoft Power Point ou outro programa de apresentações) é o mais utilizado, é nesta ferramenta que nos focaremos.
Primeiramente é necessário saber que os slides não podem ser cansativos; afinal, a sua função é tornar a apresentação mais motivadora, pois conseguimos apelar não somente para o sentindo auditivo, mas também para o visual. Segundo, ele deve ser dinâmico, instrutivo – temos de utilizá-lo de forma a tornar nossa apresentação mais clara. Terceiro não é somente passar a mensagem, é divulgá-la, portanto o slide vem evidenciar a promoção de nosso produto.
Então, como preparar slides?
Numa pesquisa sobre o assunto, encontrei um site que é muito claro sobre como construir um bom slide: aproveitar-me-ei desse conteúdo para responder a esta questão.
O comunicador deverá:
– Criar slides simples;
– Colocar um título – use fonte maior que a utilizada para escrever o corpo do texto;
– Apresentar legendas quando necessário;
– Utilizar letras legíveis (para melhor visualização);
– Criar frases curtas – na medida do possível, utilize figuras ou gráficos;
– Usar poucas linhas na escrita, apresentando, se possível, apenas uma ideia em cada slide;
– Usar esse recurso como guia para a plateia, e não como uma “folha bonita” que você passa a ler para os ouvintes – procure fazer comentários que ampliem as informações do slide;
– Usar cores – elas auxiliam a apontar diferenças qualitativas, atrair a atenção para pontos-chave, indicar variações quantitativas e despertar sensações (ver dicas sobre utilização de cores);
– Apresentar se possível, apenas uma idéia em cada slide;
– Utilizar apenas uma ilustração em cada visual (ilustrações deverão ser claras e ter sentido dentro do conteúdo);
– Usar planos de fundo interessantes, que tornem o visual mais atraente – porém, use seu bom senso para não incorrer no erro de utilizar planos de fundo que não têm relação com o assunto. Existem planos de fundo neutros que podem ser utilizados sem qualquer problema;
– Retirar tudo o que for dispensável ou incompatível com a mensagem;
– Não fazer uso excessivo de linhas ou caixas;
– Procurar escolher fundos e fontes com contraste (fundos escuros e fontes claras e fontes escuras e fundos claros);
– Evitar textos em maiúsculas;
– Harmonizar as fontes – utilize no máximo 2 famílias de fontes tipográficas; dar preferência para fontes tradicionais e legíveis (uma maior para os títulos e outra menor para o corpo do texto – porém legível);
– Evitar sublinhar; para enfatizar algo no slide utilize outros artifícios, como itálico para títulos, termos técnicos e palavras em outro idioma;
– É inevitável utilizar legendas ou notas de rodapé? Pois bem, estas deverão ser legíveis para quem assiste, pois se constam nos slides é porque são informações importantes e deverão ser lidas pelo público;
– Para apresentação de gráficos, utilizar cores vivas e contrastantes, evidenciando as diferenças;
– As animações nos slides são bem-vindas – porém, procure utilizar-se daquelas mais rápidas. As animações lentas causam ansiedade e levam tempo para entrar no slide. Use seu bom senso!
– Imprima os slides – se o computador não funcionar você não ficará em apuros e poderá ministrar sua aula sem problemas.
Sobre a utilização de cores nos slides:
– Defina um padrão de cor ao longo da apresentação (para o fundo do slide, dê preferência a cores frias como turquesa, azul, verde, etc.). Essas cores dão a sensação, a quem assiste, de recuo ou afastamento. Alguns estudos apontam a cor azul como a mais eficaz para fundos de slides;
– Dar preferência para textos na cor branca, amarela ou laranja, deixando títulos, linhas de tabelas, logotipos, diagramas e elementos gráficos coloridos;
– Evite textos em azul; eles são de difícil leitura;
– Se for utilizar-se de fundo degradê, este deverá ser de tons do mesmo matiz, para facilitar a harmonia com os elementos gráficos;
– Reserve a utilização de cores vivas e estimulantes (cores quentes) como o vermelho, amarelo e laranja para destacar ou exprimir ação;
– Evite utilizar as cores verde e vermelha juntas (daltonismo).
Após seguirmos as dicas (desde o primeiro post de Proposta de Eventos a Clientes), teremos um recurso visual de qualidade, a utilização correta de técnicas persuasivas, o discurso coerente, uma boa proposta, enfim, uma excelente apresentação.
Mas este não é o fim: durante a reunião de apresentação da proposta, é necessários estarmos atentos a todas as dúvidas, opiniões e críticas do cliente, para a posterior otimização do planejamento do evento, deixando bem evidente a ele que seu interesse é satisfazê-lo da melhor forma; portanto, modificações serão feitas no plano para se moldar às suas expectativas.
CIBELE MENEZES😍😉
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