Primeiros eventos: em que países?
Concílio é o nome que se dá às reuniões eclesiásticas, que consistiam em reuniões de membros do clero com o objetivo de estudar, debater e discutir temas relacionados às doutrinas e dogmas da Igreja Católica. O primeiro Concílio do qual se tem registro é o de Elvira, em 300 d.C., convocado por São Gregório, com a missão de evangelizar a Armênia. Sem registros confiáveis, acredita-se que ocorreram diversos concílios com o objetivo de afirmar o poderio da Igreja Católica. Eram eventos utilizados como forma de força, de poder.
As representações teatrais, que deram origem ao teatro atual, foram produzidas visando quebrar a monotonia dos rituais das missas, pois as encenações contribuíam para a melhor compreensão dos textos eucarísticos. Com o passar do tempo, o teatro religioso foi ganhando fama e atraindo pessoas, e as Igrejas tornaram-se pequenas para as apresentações, que acabaram por se expandir para as ruas, praças e anfiteatros. Desse tipo de evento, cabe ressaltar a representação na cidade alemã de Oberammergau, que acontece desde 1634, com a encenação da Paixão de Cristo, e atualmente chega a receber mais de 300 mil espectadores em toda a temporada.
As feiras foram os eventos mais importantes da Idade Média e tinham o mesmo conceito das atuais: A exposição de produtos cultivados ou manufaturados pelos expositores, visando a conquista de clientes. A feira mais antiga data de 427, na França, que teve seu apogeu até o reinado de Felipe IV. A Alemanha lançou em 1628 a feira de Leipzing, famosa até hoje.
O declínio da Idade Média trouxe de volta a segurança nas estradas e a possibilidade dos deslocamentos, fator que deu margem às viagens de artesãos que expunham seus produtos (começo das feiras), de poetas e músicos, que apresentavam (embrião dos shows) e de artistas que exibiam diversos tipos de trabalhos (início das exposições). Data dessa época, também, a troca de conhecimentos entre os viajantes (princípio dos cursos e treinamentos).
As viagens, cada vez mais constantes, motivaram o surgimento de hospedagens (embrião dos hotéis) e a melhoria dos meios de transporte e segurança, incentivando, juntamente com o advento da Revolução Industrial, o desenvolvimento de eventos científicos, sociais, dentre outros. O primeiro congresso científico de que se tem conhecimento foi na área da Medicina e aconteceu em Roma, em 1681. Já no campo de eventos técnicos, destaca-se o congresso de Viena, que aconteceu em 1815, após a derrota de Napoleão.
Os avanços do Século XX foram mola propulsora do desenvolvimento dos eventos, transformando-os em uma fonte econômica e social capaz de gerar empregos e movimentar a economia. Nessa época, cabe citar as grandes feiras, com destaque especial para a Alemanha, e as exposições, sobressaindo-se nesse campo a França, todas implantadas com infraestrutura para garantir o conforto dos visitantes.
Os macro ou megaeventos começaram a sobressair-se cada vez mais, e o destaque da atualidade, juntamente com as Olimpíadas, é a Copa do Mundo, competição que envolve aspectos políticos, econômicos e sociais. A primeira Copa do Mundo foi sediada no Uruguai.
Cibele Menezes
Comentários
Postar um comentário
gostou? comente!