Jantar formal, CIBELE MENEZES

Lista de convidados
 O primeiro passo a se pensar é a lista e o número de convidados. São eles que vão definir o tipo e o tamanho da festa. Se o jantar for oferecido a alguém (aniversário, despedida etc) necessita-se saber quais são os convidados mais importantes para que o homenageado fique alegre e sinta-se em casa. O sucesso ou o fracasso da reunião depende sempre da formação do grupo. Saber escolher e reunir é fundamental, analisando cada convidado para saber se ele sentir-se-á bem no conjunto.
 Antes de um jantar formal, os convidados são recebidos pelos anfitriões em uma sala, onde são servidos aperitivos e esperados os convidados retardatários. Após 30 minutos o jantar deverá ser servido.
                     Tipo do jantar
Agora que a lista de convidados já está pronta, resta saber qual será o tom da reunião, formal ou casual, e se todos podem acomodar-se confortavelmente no local escolhido. Os tipos de jantar mais conhecidos são à francesa e à inglesa, que são os mais formais, e americano e franco americano, que são mais casuais e amplamente utilizados.
                    Jantar à francesa: 
 Os convidados são servidos nas mesas pelos garçons, que oferecem as travessas a fim de que o convidado possa servir-se.
 O número mínimo de pratos de um jantar à francesa é de uma entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas. Essa quantidade não deve ser diminuída. Nos menus mais requintados é servido o sorbet, um sorvete muito leve, de fruta cítrica com pouco açúcar, que serve para tirar o gosto do prato anterior, preparando o paladar para a iguaria seguinte.
 Para servir um jantar à francesa é necessário atentar para essas dicas. O consommè (sopa bem leve e fina) vem servido individualmente da copa. Os alimentos são oferecidos pela esquerda do convidado; as bebidas e talheres de sobremesa são oferecidos pela direita, assim como para retirar os pratos. As bebidas são servidas pelo garçom cabendo-lhe manter os copos abastecidos, evitando garrafas sobre a mesa. A travessa vem acompanhada de um talher para que o próprio convidado sirva-se.
 A mulher que está à direita do dono da casa é a primeira a servir-se, depois a da esquerda. Somente após todas as mulheres estarem servidas é que os homens são servidos. Primeiro o que está à direita da dona da casa, por último, o anfitrião. Para marcar os lugares onde os convidados irão sentar pode-se usar um pequeno cartãozinho com seu nome em frente ao prato.
 A disposição dos pratos e talheres deve seguir uma norma: serem dispostos a dois dedos da borda da mesa. À esquerda do convidado, ao lado do prato, ficam os garfos e o pratinho com pão. À direita ficam as facas e as colheres, que devem ser dispostos na ordem de uso, ficando mais distantes do prato as que serão usadas em primeiro lugar. Os talheres de sobremesa podem ser colocados transversais acima do prato ou podem vir quando for servida a sobremesa. O guardanapo, dobrado verticalmente, fica à esquerda dos garfos.
  O brinde dá início ao jantar. É importante lembrar que, em qualquer situação, só se começa a beber depois de feito o brinde. Uma vez feito o brinde, é obrigatório que a pessoa prove um pouco da bebida, não sendo elegante colocar o copo sobre a mesa sem beber.
                     À Inglesa:
Segue os mesmos padrões da moda francesa com exceção do prato principal que é entregue pronto pelo garçom.
 Agora já sabemos como organizar um jantar mais formal e assim não perderemos nossas festas com dor de cabeça. Aproveite!
 Referência:
CIBELE MENEZES😊

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOLOGIA DE EVENTOS DETALHADA.

ROTEIRO DE CERIMONIAL DE ABERTURA DE AULA INAUGURAL

Os primeiros eventos da História