Eventos Civis: a festa de quinze anos

Durante a época Vitoriana, período de 1837 até 1901, em que a rainha Vitória governou o Reino Unido, as jovens eram resguardadas em seus lares até os 18 anos, quando eram apresentadas à sociedade. A festa que introduzia as moças na sociedade funcionava como uma “estreia” na vida social daquelas que já estavam na idade de casar. Vários rapazes eram convidados para que a jovem tivesse a oportunidade de dançar. Hoje em dia, as moças começam a frequentar a sociedade muito cedo, deixando de lado a linha divisória que demarcava o início dessa vida social. As “festas de debutantes” ou “festas de quinze anos” passaram à categoria de festas de aniversário, só que mais bonitas, porque o aniversário em si é mais bonito.
A autora Martha Calderaro nos alerta para o fato de essas festas não obedecerem a formalidades.  Seguem-se os usos e modismos de cada época: tanto pode ser uma festa com danças como um jantar à americana servido a amigos selecionados. Como a própria Calderaro afirma, o importante mesmo é o vestido novo da aniversariante, o bolo de aniversário com as quinze velas e o champagne para a comemoração.
Abaixo foram listados alguns detalhes pertinentes à organização da festa, retirados da obra “Etiqueta e boas maneiras”, da autora já citada.
 Convites
Os convites para a missa de aniversário (caso haja) e para a festa podem ser feitos no mesmo cartão. O horário da missa deve ser previamente estudado para atender à conveniência dos pais e convidados. O prazo para expedir os convites para uma festa maior deve ser sempre superior a vinte dias.  Já para uma festa íntima, uma semana de antecedência é suficiente. Os convites podem ser redigidos em termos modernos já que não há motivos para formalidades, é uma festa pelo gosto da festa. Os pais da aniversariante também podem optar por convidar seus amigos para um uísque enquanto os jovens “aproveitam a festa”. Esses convites devem ser feitos informalmente por telefone.
 Vestido
O vestido da aniversariante deve ser um vestido típico de festas convencionais de 15 anos, leve, e em cor bem clara.
 Souvenirs
É de costume que a aniversariante ofereça uma lembrança às amigas para que guardem a data e da festa. Não são necessários presentes caros, mas sim lembrancinhas.
 Missa
Não há um protocolo para a entrada na igreja. A aniversariante deve entrar sozinha, seguida por seus irmãos e pelos pais. Como ainda não é um casamento, não há um ritual a se seguir.
 Valsa
Caso haja baile, é de praxe que se dance a valsa da meia-noite. A aniversariante inicia a dança guiada inicialmente por seu pai, depois pelos parentes mais velhos, irmãos e padrinho, até terminar com o namorado. Daí em diante os demais convidados também se juntam à dança. Algumas meninas também optam por apagar quinze velas trazidas por quinze amigas que se posicionam em torno da pista de dança, acompanhadas por seus pares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOLOGIA DE EVENTOS DETALHADA.

ROTEIRO DE CERIMONIAL DE ABERTURA DE AULA INAUGURAL

Os primeiros eventos da História