Evento expositivo

O evento expositivo conta com uma plateia observadora, sem competição, e seu objetivo é o de mostrar obras de arte, roupas da moda, objetos históricos, empresas… A grande diferença entre um desfile e uma exposição de fotografias, por exemplo, é o fato de que, no primeiro, o horário de início e o de final do desfile é o mesmo para toda a plateia, enquanto na exposição cada indivíduo faz seu horário de início e de final conforme lhe convier. Numa exposição, pode haver ou não estandes autônomos, como em feiras onde o objetivo principal é comercializar os produtos. As “feiras de ciências”, das escolas, são um ótimo exemplo de exposição com estandes. A exposição de uma empresa, por exemplo, pode ocorrer em formato de inauguração ou de visitas programadas. Leilão é um evento expositivo com o objetivo explícito de comercialização das obras expostas pelo maior preço oferecido. Lançamento ou Sessão de Autógrafos também se faz com intuito de comercialização, mas a um preço pré-fixado. Já a “mostra” é uma exposição pública de produtos sem objetivo de venda. 

Com o intuito de divulgar, sob competência do profissional de Relações Públicas, esses eventos são formas de expor os produtos ou serviços das organizações. O organizador deve estar atento às várias formas de expor os produtos.
– Exposição
No âmbito da divulgação, ela é fixa, o organizador transforma o espaço utilizado em um stand, dentro de grandes exposições.
– Feira
Mais ampla, utiliza a estrutura de stands voltada a um grande público. Tem por objetivo a exposição e a venda imediata de produtos ou serviços.
– Salões
Apresentam algumas características de feira. É fixo, amplo e tem o objetivo de divulgar.
– Mostra
Exposição com caráter circular, ou seja, itinerante, que percorre vários locais ou cidades, com o mesmo conteúdo e formato. Objetiva apenas divulgação.
Showcasings 
são eventos expositivos produzidos por organizações, empresas, geralmente com caráter de vendas. A definição de showcasing se assemelha à das feiras; no entanto, o contato com o produto ou serviço é mais restrito, quando comparado ao cunho da feira.
Em showcasing, o produto ou serviço são expostos, geralmente, em vitrines fechadas e os visitantes têm a sua disposição, materiais impressos, como folhetos, folders, cartões e linhas telefônicas, instaladas em cabines, para, quando acionadas, direcionar a uma central de informações.
            Para obter sucesso em showcasing é importante planejar – divulgação, elaboração e materialização do evento – e escolher um ambiente adequado aos produtos e serviços expostos. Atente-se também para a segurança do local e a equipe de atendimento, uma vez que, o contato aprofundado com o serviço ou produto é feito por meio destas centrais.
Cibele Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOLOGIA DE EVENTOS DETALHADA.

ROTEIRO DE CERIMONIAL DE ABERTURA DE AULA INAUGURAL

Os primeiros eventos da História