Como organizar um seminário.
Seminário é uma forma de estudo que consiste na exposição e no debate de
ideais sobre um determinado tema. Diferente de uma conferência, o objetivo
aqui é agregar conhecimento ao assunto em destaque, sem focar na apresentação
de resultados específicos. No final, o orador abre um espaço para
discussão.
Apesar do caráter educacional, esse
tipo de evento também pode ser organizado por um produtor contratado, desde que
ele saiba com o que e quem está lidando. Como em qualquer produção,
algumas etapas precisam ser cumpridas para que seu evento ocorra
tranquilamente, atraia o público e alcance os objetivos propostos.
Tema central
O primeiro e mais importante passo para
montar um evento desse tipo é a escolha de um assunto central. Esta tarefa fica
a cargo da instituição que propôs o seminário, seja uma empresa, faculdade,
escola técnica, congresso, etc. Mas se o evento estiver sendo planejado por um
produtor contratado pela instituição, a missão dele é dar ideias de como expor
esse tema, conhecer o assunto para sugerir formatos de convite, local,
divulgação e até apontar brindes para os participantes.
Lista de convidados bem elaborada
Os convidados são os palestrantes,
aqueles que detêm um notório conhecimento sobre a pauta do seminário e que irão
despertar o interesse do público. Esses nomes precisam ser muito bem
escolhidos, pois são eles os principais responsáveis pela qualidade do que será
debatido. Os convidados certos são um chamariz para o público.
Garanta que a lista de nomes que iram
figurar no seu seminário seja de enorme importância para o assunto, que eles
sejam o que o público quer ver e que possam dar uma contribuição efetiva para o
tema em pauta.
Expositores e as despesas
Depois do tema proposto, é o momento de
entrar em contato com os expositores, pessoas que têm conhecimento aprofundado
sobre o tema e, geralmente, são do meio acadêmico. Quanto maior a importância
do palestrante, maiores os custos para contratá-lo. Pode ser que ele não cobre
cachê mas, mesmo assim, existirão gastos como transporte, alimentação e
estadia.
Caso a instituição não possa oferecer
uma boa quantia para isso, é possível sugerir cobrança pela inscrição, desde
que seja um valor proporcional ao cobrado pelo orador. Outra saída, que é
inclusive bastante recomendada, é a captação de patrocínios.
Espaço adequado
A partir da definição do tema e do
número de integrantes do público, você poderá definir o local do evento. Os
auditórios podem ser nos mais variados locais: faculdades, hotéis, sala de
reuniões, em uma empresa ou em uma sala de conferências alugada para essa
finalidade. Entretanto, é necessário mensurar a quantidade de interessados em
participar, uma vez que o espaço escolhido precisa ter acessibilidade adequada
e comportar todos os presentes com conforto e segurança. O ideal, no caso dos
seminários e demais eventos educativos, é reservar o local com antecedência e
limitar o número de inscrições.
Para controlar o número de
participantes, use uma plataforma online de gerenciamento de
ingressos/inscrições. Assim, você terá controle total dos dados dos
participantes e das vendas e poderá providenciar a estrutura mais adequada.
Fornecedores
Para um seminário, além dos
equipamentos sonoros e de vídeo, outros itens são necessários. Alimentos para o
coffee-break, arranjos de flores e outros itens para decoração são alguns
exemplos do que pode estar presente no evento. Para qualquer encomenda ou
aluguel de materiais, faça um contato com os fornecedores com antecedência,
combine preços, entregas e tenha um contrato.
Duração do encontro
Dependendo da amplitude do tema e da
quantidade de palestrantes, seu seminário pode durar algumas horas ou até dias.
Portanto, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, para que seu evento não
seja tão curto e impeça a exploração da temática escolhida, nem demasiado longo
e maçante. Com base nisso, determine quantidades iguais de tempo de fala para
cada expositor e a duração da troca de ideias entre os presentes. Se o
seminário for uma sessão de um congresso, a sua duração pode ser de uma ou
algumas horas.
O ideal é que o encontro seja bastante
interativo, divertido e permita a participação de todos. Desta forma, fica
também mais interessante. Por isto, planeje um cronograma para que esta
interação aconteça e disponha de ações que permitam isso: debates por perguntas
escritas, vídeoconferências, sugestões dos participantes, espaço para
coffee-break, etc.
Divulgando o seminário
Um evento sem divulgação certamente não
atrairá muita gente. Por isso, tenha um cuidado especial com essa fase de sua
programação. Faça um mailing que inclua estudantes, professores, pesquisadores
e representantes de empresas relacionadas à área para divulgar via e-mail. Você
também deve fixar cartazes em locais estratégicos, onde o público está e
divulgue, se possível, nos jornais e revistas voltadas para o tema do seu
seminário.
Hoje em dia, para qualquer evento, uma
das principais formas de divulgação é a internet e as redes
sociais. Por isso, marque presença nelas! Ao utilizar o Facebook, por
exemplo, é possível disponibilizar na própria página do evento o link
redirecionando para as inscrições. Para isso, utilize uma plataforma online
pois grande parte do seu público está na internet.
Oferecer descontos ou algum tipo de
benefício, como livros, pode aumentar o interesse de seu público. A dica é
sempre usar todas as ferramentas disponíveis!
Inscrições
Também é necessário disponibilizar uma
maneira para que os interessados possam se inscrever em seu evento. Você pode
utilizar uma plataforma online que possibilite as confirmações de maneira
rápida ou criar um espaço físico para fazer essas inscrições, desde que seja em
locais que o público frequenta.
Equipe para controle de entrada e cerimonial
No dia do evento, você precisa ter uma
equipe preparada para ajudar. Seu staff precisa estar atento ao
controle de entrada do público. A ação aqui também irá variar conforme o
seminário, caso o organizador escolha vender ingressos, distribuir senhas, ter
uma lista com o nome dos participantes ou outras opções. Mas esteja sempre
atento para não superlotar o espaço e proporcionar uma experiência
desconfortável para o público. A melhor maneira de controlar a entrada é fazendo
check-in online, através da mesma plataforma online escolhida para
venda antecipada de ingressos.
O cerimonial precisa preparar como se
dará a abertura, as falas e garantir a execução do seu planejamento. É
necessário treinar seu staff repassando toda a programação para garantir o bom
andamento do seminário.
Demais detalhes
Em seminários é costume distribuir kits
informativos, com guias, cds, pastas, canetas, dentre outros itens para
proporcionar maiores explicações sobre o tema. Brindes também podem
ser oferecidos. E se seu evento tiver uma longa duração, um coffee break para
os participantes é essencial. Mesmo que o evento seja rápido, lembre-se:
cafezinho, água e banheiros não podem faltar.
Essas são as principais etapas para
planejar e promover um excelente seminário. Para conseguir executar cada etapa
é preciso saber calcular os valores que serão gastos com o aluguel do espaço,
materiais para os participantes, coffee break, expositores, equipamentos
(microfones, caixas de som, tela de projeção, etc) e, inclusive, equipes de
limpeza.
Bom seminário!
por:Cibele Menezes
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