Cerimonial e protocolo devem ser adotados igualmente em qualquer evento?
NÃO, o cerimonial e protocolo variam de acordo com a natureza do evento. Quanto mais solene, quanto maior o número de autoridades presentes e quanto mais formal for o objetivo da cerimônia realizada, mais regras de protocolo serão utilizadas. Se o evento for mais simples, com um caráter mais informal, menos regras de protocolo serão adotadas.
Solenidade é um tipo de evento em que a característica protocolar formal adquire maior importância com o objetivo de dar destaque e maior significação a pessoas de hierarquia considerada mais alta. Desta forma, o cerimonial e protocolo assumem papel essencial para a realização deste tipo de evento.
Já os eventos informais não exigem formalidades e, por isso, dispensam o protocolo mais rígido. Isto não significa que o evento não terá nenhum tipo de cerimonial e protocolo, mas sim que esta não será uma questão fundamental para a realização do evento, ficando a critério de seus realizadores a utilização de mais ou de menos protocolo.
Neste sentido, a natureza do evento determina quais regras e como devem ser adotados o cerimonial e o protocolo.
OLIVEIRA, J. B. Como promover eventos: cerimonial e protocolo na prática. Ed. Madras, 2000, 138 pág.
SALGADO, Paulo Regis. “Cerimonial e protocolo: a ótica de relações públicas”. In: Canal Relações Públicas, nº 122, 2007, http://www.sinprorp.org.br/canal/Canal122/artigo1.htm.
Comentários
Postar um comentário
gostou? comente!