Etiqueta à Mesa.




Etiqueta à mesa?
            Consiste em regras e normas de como se portar à mesa em diferentes situações, demonstrando conhecimentos de comportamento, trajes, alimentos e bebidas e tipos de serviços, entre outros.
            Saber se comportar à mesa é uma questão de aprendizado e domínio dos talheres e utensílios. Assim como se fazem cursos de desenvolvimento para qualquer tema, a etiqueta à mesa deve integrar o rol de necessidades de um executivo.

Animais de estimação
Em uma refeição a presença de animais de estimação não é conveniente, tanto pela higiene, quanto pelo fato de causar algum incômodo a algum convidado.
Pelos não combinam com mesa em nenhum tipo de restaurante (Kalil, 2008)

Aperitivos 
são servidos antes de almoços e jantares. É necessário que sejam leves e em porções pequenas, pois o convidado irá degustá-lo sem a necessidade de pratos. Essa é uma ótima maneira  de interação entre os convidados.
           
Os chapéus e bonés devem ser retirados ao sentar-se à mesa. A exceção ocorre apenas em refeições ao ar livre, durante o dia.
Celular
O uso do celular não é de bom tom durante as refeições. O aparelho deve ficar guardado e em modo silencioso. Se houver uma situação de emergência para realizar uma ligação ou receber uma chamada, peça licença ao anfitrião e vá a um local reservado. Recomenda-se que o aparelho celular não fique à mesa, principalmente em ocasiões formais, pois é uma grande fonte de bactérias.

Conversa
É livre durante as refeições, desde que não esteja mastigando ou ingerindo algum alimento ou bebida. É importante respeitar a fala dos demais presentes, controlar o tom de voz e a linguagem utilizada.

Copos e Taças
As taças devem ser seguradas pela haste, enquanto que os copos pela parte mediana. Cada bebida será servida pelo garçom em uma taça/copo adequado.

Cotovelos na mesa
A regra é não apoiar os cotovelos na mesa. O comensal não deve ultrapassar seu espaço à mesa, para não incomodar o convidado ao lado.
Dress Code/Traje
Código de vestimenta. Ele deverá ser informado no convite ou no momento em que o convidado confirmar a presença no evento. Caso não tenha essa informação, trajes discretos e neutros são boas opções!!
Talheres
São utilizados de fora para dentro, na ordem em que são dispostos na mise-en-place*, enquanto que as bebidas é o inverso.
*Expressão de origem francesa, significa arrumação, colocação em ordem. Em um restaurante, a mise-em-place engloba aquele conjunto de trabalhos previamente executados, para colocar o local, os objetos ou alimentos e bebidas em ordem. (Castelli, 2003)

      Os talheres são colocados ao lado do prato, e usados na ordem de fora para dentro. Os de sobremesa ficam acima do prato (colher e garfo desse tipo ficam virados para a esquerda e a faca, para a direita).
      Garfos ficam posicionados à esquerda. Facas e colher de sopa ficam posicionados à direita.
      Para uma mesa simples, em que não serão utilizados todos os talheres, tudo o que é feminino fica do lado direito (a colher, a faca), e tudo o que é masculino (o garfo) fica do lado esquerdo.
PRATOS
      Normalmente iniciamos a organização da mesa com os pratos. Eles devem ser colocados em ordem de uso: o prato fundo por cima e o prato raso por baixo. O sousplat é colocado na base para servir apenas de enfeite.
      Os guardanapos sempre são expostos do lado esquerdo do prato ou sobre ele.
      Não coloque pratos quentes diretamente sobre a mesa, coloque antes um sousplat ou um prato raso em baixo.

Algumas regras conforme Kalil, 2008:

  •   Comer e falar ao mesmo tempo.
  •  Mastigar de boca aberta. 
  • Palitar os dentes.
  • Falar alto 
  • Sofre da síndrome de VIP (very Important Person) ou Você sabe com quem está falando?
  • Pede uma mesa para quatro e na hora aparece com oito pessoas para sentar empurrando e pedindo cadeira emprestada para acomodar a turma. 
  •   Deixa o filho solto pelo restaurante e ainda espera que o garçom faça o papel de babá.   
  • Quem convida, paga? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOLOGIA DE EVENTOS DETALHADA.

ROTEIRO DE CERIMONIAL DE ABERTURA DE AULA INAUGURAL

Os primeiros eventos da História